Homenagem

Aos combatentes açorianos e continentais que souberam, apesar das circunstâncias, defender a responsabilidade social básica de todos os cidadãos e preservar a sobrevivência da sua sociedade e os valores que a caracterizam.

Saibamos ser dignos do que fizemos para dizermos - MISSÃO CUMPRIDA

sábado, 16 de abril de 2016

EFEITOS DE UMA MINA ANTI-CARRO






Destruição de unimog devido ao rebentamento de uma mina anti-carro na picada Lufico-M´Pala, dia 15 de Outubro de 1974. Há a lamentar a morte do soldado Bernardo Fula natural de Bula-Atumba (Angola), quatro feridos e um desaparecido - soldado Vaz Alves. Depois de buscas intensivas, o bom do Vaz Alves não apareceu. Cerca das 23 horas  ouviram-se gritos junto ao portão Norte, era o Vaz Alves, meio desorientado mas vivo. 




5 comentários:

  1. Venho saudar a caç4742/72 por este bonito blog.
    A todos que estiveram e viveram a sua juventude em palcos de guerra.Eu estive com a caç4141/72 os gaviões a Noroeste do Niassa (Lunho) desde 19 de Novembro de 1972 até 23 de Março de 1974.A minha companhia era independente apenas tivemos duas baixas de dois condutores auto por acidente.O Lunho era um aglomerado de latas coberto de chapas de zinco.Precisei de ideias frescas para bem poder reprodezir o que era o Lunho naquele reino de escuridão e solidão cercado por matagais.

    ResponderEliminar
  2. Existiu algures a Noroeste do Estado que ultimamente foi designado por este nome de Moçambique um foco de civilização ode consegui evitar a morte.Naquele aglomorado de latas e canas de bambu viveu gente nobre e de altos idiais.Naqueles postos de sentinela passei muitas noites com as costa ao relente como um caçador à espera de caça.Naqueles subterrâneos passaram-se momentos de autêntica espectativa entre o viver e o parecer.

    ResponderEliminar
  3. Caro camarada
    Obrigado pelas tuas palavras. A Ccaç 4742 também era uma companhia independente, formada por soldados e cabos açorianos, sargentos e oficias continentais, depois em Angola foram integrados cerca de cinquenta angolanos. O Lufico também era um local isolado, as únicas ligações à "civilização" era a picada para o Tomboco e a avioneta do correio.

    Grande abraço
    Volta sempre
    Gouveia (Ex. Fur. Miliciano)

    ResponderEliminar
  4. Quando recebíamos correio coisa que acontecia vulgarmente duas vezes por semana eram dias grandes estes em que podíamos fazer leituras epistolares embora o miserável bocado de papel não foi o melhor meio de comunhão entre mim mas sempre foi melhor que o silêncio completo facilmente ressentido como abandono.Não sentia os o calor dos lábios da minha namorada não sentia os carinhos maternos as palavras sensatas de um pai mas lia o que me transmitiam.Mas imaginava e esquecia enquanto lia que estava numa zona de 100%.Sentia necessidade de escrever diariamente mas que tinha eu para dizer?As noticias que existiam muitas vezes eram cortadas pela nossa censura pessoal.

    ResponderEliminar
  5. No Lunho pude beber à troca da pecúnia a cerveja com carimbo de isenção mas vendida a preço corrente quando a cerveja falhava bebia água quando esta falhava passava sede.Claro que havia mais bebidas mas estas eram a preço de consumo.Precisei de ideias frescas para bem poder reproduzir o que era o Lunho.Sim porque a inspiração era muito fraca naquele reino de solidão e escuridão que habitava um bairro de latas coberto de chapas de zinco cercado por matagais nunca dantes explorados.
    Este acampamento possuiu além de um refeitório que não existiu para praças uma messe e salão de desportos.Dentro deste restaurante "o melhor do "Lunho" tomavam refeições os oficiais e sargentos quer do QP quer do QC.A cozinha era apegada e a liga-la com refeitório podia ver-se ainda um buraco através do qual os pratos passavam.
    Sobre o dito buraco existiu um memorial frase lapidar do seguinte teor (DIETA OBRIGATÓRIA).Efetivamente como tinha amor à saúde cumpri à risca a máxima em causa.Aínda pude ver geleiras a petróleo constantemente avariadas também as máquinas sofriam a influência do tempo e então quando o ambiente atmosférico ficava mais fresco tinha bebidas frescas quando aquece também elas ficam quentes.Os funcionários que nos serviam esses também foram os melhores do Lunho faltava o casaco branco e as boas maneiras de todo o empregado que se batia à gorja.Um deles ao pedido de uma cerveja respondia com uma colher de pau trazia vinho e assim sucessivamente.Para completar as refeições e dado que o jantar era bastante cedo preparavam-se lautos banquetes para as três horas matinais.Apetecia então um frango no churrasco desviado mesmo em vida da machamba hoje um à manhã outro e lá se foram duas dúzias de frangos para os senhores dos galões e das divisas.
    O jantar para quem era praça era servido bastante cedo porque faltavam condições para ser servido com a luz artificial necessitando de aproveitar a luz solar para me ser servido arroz com caganitas de rato e só arroz.O meio era tão pequeno que nada se fês sem se pensar na mínima coisa embora insignificante sem que todos os componentes deste grupo belicoso o soubessem.Chegou-se mesmo apontar feitos e não feitos a militares que até tal nunca pensaram quanto mais executar.O ambiente teve mais caraterísticas de fêmea do que macho vivíamos todos dentro daquele buraco eramos de carne e osso e os galões e as divisas nada me deviam dizer.

    ResponderEliminar